NÍSIA FLORESTA COMPLETA 161 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN3385Nesta segunda-feira (18) a acolhedora cidade de Nísia Floresta completa 161 anos de sua emancipação política. Com um extraordinário potencial turístico, a antiga Papary tem tudo para se desenvolver e se tornar uma potência da região agreste, bastando que os gestores sejam inteligente e tenham vontade de tornar isso realidade. Uma unanimidade: é preciso que o município consiga, em parceria com empresas, criar empregos gerando renda para a população. Este, com certeza, é um dos pontos mais negativos para a sociedade nisiaflorestense.

A cidade vive um momento todo especial. Berço de uma das primeiras feministas do Brasil, a escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município elegeu a primeira mulher prefeita de sua história, a jovem Camila Ferreira, que tem uma gigantesca responsabilidade nas mãos

A cidade que assisti apreensiva o crescimento de suas comunidades e com ele, o aumento no índices do uso de entorpecentes, principalmente entre os jovens das regiões mais carentes. É preciso que cada passo que dê seja bem planejado. São muitos os exemplos do desastre que traz a combinação expansão sem planejamento

A cidade que tem em sua história uma rica cultura. São diversas expressões culturais e artísticas que sobrevivem ao longo de diversas gerações. Quem nunca assistiu um pastoril, um boi-de-reis, um coco roda, um drama, entre outros? A valorização disso tudo deve ser constante.

Nísia Floresta na esplendorosa árvore Baobá. Lá são muitos cliques garantidos para qualquer turista do país e do mundo.

baobá 2011

Nísia Floresta na magnífica matriz de Nossa Senhora do Ó. Uma das igrejas mais belas do estado e que conserve bastante os traços barrocos originais.

DSCN7949

Nísia Floresta nas belas praias. Durante o ano inteiro, elas estão figuram entre as mais visitadas do litoral sul do Rio Grande do Norte.

DSCN1280

Nísia Floresta das inúmeras lagoas. Em todos os finais de semanas, ela são garantia de lazer em família.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Parabéns, Nísia Floresta! Que os próximos anos possam, sobre tudo, de muito desenvolvimento humano!

Publicidade

O que tem a nos dizer?

...

4 comentários sobre “NÍSIA FLORESTA COMPLETA 161 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

  1. Paulinha Barbosa

    Belíssima matéria,
    Parabéns à minha querida Nísia Floresta,terra maravilhosa,terra do camarão mais delicioso,rsrsrsrs,sou suspeita pra falar, mas é verdade…pena q continua a passos curtos e lentos em seu desenvolvimento,pelo fato de muitas vezes ter estado em mãos de pessoas que pensam apenas em seu próprio interesse…diz o ditado q qdo a gnt ama a gnt cuida…com isso é fato dizer que ainda não teve coração pra amar essa cidade enqto a geria…uma cidade q tem tanto a oferecer ,mas fica a mercê da inteligencia e da boa vontade de muitas pessoas q não a amam de verdade.Terra essa que nos enche de orgulho pelo fato de sua mais ilustre filha ter sido referencia no mundo inteiro e que até hoje é,cidade essa que deu a igreja do Brasil e do mundo um presente de fraternidade,a campanha que semana passada completou 50 anos,e por tantos outros motivos…pense numa cidadezinha pra dar orgulho,tão linda em seus recursos naturais,sua história,sua tradição e cultura…mas que preocupa com ociosidade de muitos de seus jovens,que se entregam ás drogas e a caminhos que muitas vezes não tem volta,por falta de emprego,de ensino de qualidade…de perspectiva de vida…tantos talentos desperdiçados…tanta coisa negativa,mas que mesmo assim sabe acolher quem chega e faz cm que volte sempre…ô terrinha linda!!!eu me orgulho e agradeço a Deus de ser nisiaflorestense…e não escondo de ninguém que eu moro na cidade mais linda do mundo,onde muitos passam apenas férias e pagam caro por isso,eu moro e prestigio tudo sem gastar um centavo…Parabéns Papary,Vila essa protegida pela virgem do Ó,que ela proteja todo nosso povo e nos apresente sempre seu Filho Jesus Cristo…terra de mulheres…elas mandam por aqui…rsrsrsrs…obrigada meu Deus por ser deste lugar!!!

    Parabéns ao ND…

  2. joão

    Ao tocar nesse assunto da Emancipação Política de Nísia Floresta, vem por meio desse comentário de forma contundente questionar a realidade atual de nosso município: Qual desenvolvimento você vê em Nísia Floresta? Nísia Floresta cresceu em que sentido? Tem empresas gerando empregos aos nisiaflorestenses? Tem estradas pavimentadas ligando aos povoados e as lagoas? A estrada que liga a cidade as praias, estão em perfeito estado de conservação? O índice do IDEB do nosso município é satisfatório a uma educação de qualidade? Os jovens e adultos têm acesso a uma política de esporte e de cultura? Quais são os maiores problemas e dificuldades na área de saúde em nosso município? Por essas e outras passamos em branco de comemorar os 160 anos de emancipação politica…
    Espero que haja mais serenidade e convicções por parte de nossos governantes seja no legislativo ou executivo e que também haja uma conscientização mais digna e eficaz com o nosso papel de cidadão nisiaflorestenses que somos, creio que positivamente o nosso município mudaria nesses aspectos elencados.
    Enquanto não há isso, pode se questionar que antes e atualmente a “Prefeitura Municipal de Nísia Floresta” é a principal empresa empregadora, secretários são nomeados mais por critérios de apadrinhamento do que pela competência técnica, administração não passam de feudo familiar e oligarquia familística (nepotismo) dominando o nosso município; vereadores sem vocação política alguma; ausência de interesse público e a transformação de direitos sociais em serviços.
    Ao finalizar, faço elogio ao editor do Nísia Digital pela divulgação dessa matéria espetacular! Obrigado!!!

  3. Rejane de Souza

    Nessas travessias pelos municípios do RN, em trabalho na área docente, percebo que a data, que celebra a emanicapção de cada cidade, é uma das mais festejadas em cada uma delas. Na verdade, é o dia mais esperado pelo povo e envolve toda a comunidade local com eventos religiosos e profanos. É realmente um desencanto saber que nossa cidade Nísia Floresta, com um potencial imenso nas mais diversas áreas, celebra uma data tão importante como essa em brancas nuvens.

  4. Gil Cesar

    Será que posso perguntar a população de Nísia Floresta?? Se fôssemos um distrito da capital Natal que não tem pra onde crescer mais, estaríamos nesse atraso dos governantes ricos???
    O atraso de nossa cidade tem a ver com o compromisso de quem governa, quantos vem na sede apenas assinar papeis ou nem pra isso aparecem?

    Temos que discutir numa audiência pública a geração de empregos, oportunidades, empreendedorismo para termos orgulho da emancipação de nossa realidade. Quantas pessoas tem medo de morar na praia devido a ausência de segurança, educação, saúde, lazer, esporte, entretenimento, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *