POESIA DA NISIAFLORESTENSE OSANA ROCHA SE TRANSFORMA EM OUTROS TEXTOS NA AULA DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA – UVA

Por Redação, do Nísia Digital.

054Os graduandos do 5º Período do curso de Pedagogia da UVA – Pólo São José de Mipibu foram motivados pela professora Rejane de Souza a fazer a leitura poética do livro de poesias de Osana Rocha: “Primícias”. Ministrando a disciplina: Leitura e Produção Textual no curso, a professora, com a atividade, conseguiu despertar os olhares dos graduandos para o trabalho literário da escritora, que é também aluna da turma.

A metodologia utilizada foi a de cada grupo ler o livro e selecionar poesias que fossem do gosto de cada equipe. Após a seleção das poesias, os estudantes foram orientados a construir novas tipologias de textos, como contos, histórias, descrição, dissertação, imagens a partir dos textos da escritora nisiaflorestense, Osana Rocha.

002 - Cópia

039

Além da intensa produção textual e visual, realizada com evidente prazer e motivação pelos graduandos, a professora Rejane e a própria Osana tiveram a satisfação de ouvir relatos dos participantes de que aquela atividade trouxe grande aprendizado para os mesmos, uma vez que se tratava de um trabalho com uma escritora de seu convívio educativo. E refletiram que, além de ser textos de qualidade literária, serviram para despertar o olhar sobre a necessidade de valorizar mais os potencias locais.

008

016

Outro ponto de destaque foi o de perceber a riqueza que a poesia proporciona para que se possa realizar um trabalho no espaço escolar que estimule na criança o gosto pela leitura. Diante disso, a professora Rejane finalizou a atividade com a seguinte reflexão:

Osana

“Precisamos desconstruir esse ditado popular de que “santo de casa não faz milagres’, pois, a cada dia, é possível constatar como é falacioso esse pensamento. Devemos, sim, perder essa visão preconceituosa, de certo modo, e valorizar mais o que é do nosso chão, da comunidade em que a gente vive. E, assim, teremos, com certeza, maravilhosos tesouros”.

Publicidade

O que tem a nos dizer?

...

Um comentário sobre “POESIA DA NISIAFLORESTENSE OSANA ROCHA SE TRANSFORMA EM OUTROS TEXTOS NA AULA DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA – UVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *