COM ORDENAÇÃO PRESBITERAL MARCADA, NISIAFLORESTENSE CONVERSA COM O ND

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

_DSC0259Nascido no município de São José de Mipibu, mas criado em Nísia Floresta e nisiaflorestense de coração, João Batista Nunes Filho é mais um jovem da região que segue um caminho de uma minoria: o da vocação para o sacerdócio. Participante das atividades da Paróquia de Nossa Senhora do Ó desde criança, foi neste espaço em que ele despertou para a trajetória em busca do “ser padre”. Após sete anos de caminhada, isso se tornará realidade agora em 2014.

Em meados de maio, João Batista recebeu a notícia que sua ordenação presbiteral havia sido marcada. A celebração eucarística está prevista para ocorrer no dia 14 de agosto, a partir das 17h, na Catedral Metropolitana. Além de João, os diáconos Alan Franco Lago de Deus, Francisco Erivaldo Barbosa e Idelbrando Medeiros Basílio, receberão o sacramento da ordem por imposição de Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal.

Em conversa com o Nísia Digital, o diácono falou um pouco sobre sua trajetória desde a vida na paróquia nisiaflorestense e o despertar para a vocação sacerdotal. “Agarrado em palavras dos padres que me incentivaram e acreditaram em mim, nunca tive medo, mesmo com minhas imperfeições, de zelar pela vocação que Deus me concedeu. Com essa certeza foi que ingressei no Seminário Propedêutico”, disse João Batista.

Convite impresso para ordenação presbiteral. (Foto: Divulgação)

Em relação a caminhada para o sacramento da ordem, ele comentou as dificuldades em abrir mão de muitas coisas comuns à maioria dos jovens. “O primeiro choque é reordenar o seu modo de viver, pois ser padre exige abdicar de algumas coisas. Entretanto, só trocamos um amor por outro maior, e quando o chamado de Deus é encarado com certeza, com amor, a caminhada não se torna tão dura. Se temos que abrir mão de constituir uma família própria (celibato), Nosso Senhor nos dará muitas outras famílias espirituais”, afirma.

Alegria e responsabilidade foram os sentimentos que invadiram João ao saber que sua ordenação estava marcada. “Senti muita alegria, pois é a concretização da vocação. Um sim sem volta para Deus. Peço as orações de todos para que eu seja um padre fiel e perseverante para o chamado que recebi, pois se a comunidade quer um sacerdote santo, deve rezar para tal”, afirmou o sorridente futuro padre nisiaflorestense.

A primeira missa de João como padre acontecerá em 18 de agosto, na igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, no centro de Nísia Floresta. “Gostaria de convidar a todos os meus irmãos desta amada paróquia, situada nesta querida terra que tanto me orgulho de ser filho, para participarem desse momento tão importante em minha vida: elevar pela primeira vez o Sacrifício de Cristo”, concluiu.

Confira a abaixo a biografia de João Batista e conheça um pouco mais de sua trajetória:

João Batista Nunes Filho nasceu no dia 21 de junho de 1989. Filho de João Batista Nunes e Maria da Paz Santana. Ele é natural de Nísia floresta – RN. Cursou o Ensino fundamental e o ensino Médio nas Escolas Estadual Nísia Floresta e Municipal Yayá Paiva. Ingressou no Seminário de São Pedro no dia 02 de fevereiro de 2007. Conclui o curso de filosofia no Seminário de São Pedro em dezembro de 2009. Recebeu o ministério de Leitor no dia 04 de dezembro de 2011 pelo então Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. Recebeu o ministério de Acólito no dia 22 de fevereiro de 2013 e foi admitido às Ordens Sacras no dia 07 abril de 2013. Ambos os ritos foram administrados pelo atual Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Conclui o curso de Teologia no Seminário de São Pedro no último dia 28 de junho. Durante o período de formação no Seminário, João Batista fez trabalho pastoral nas seguintes Paróquia e organismos Arquidiocesanos: Casa de Saúde São Lucas; Pastoral da Saúde da Paróquia de Santa Teresinha (Natal); Paróquia de São Paulo Apóstolo (São Paulo do Potengi e São Pedro do Potengi); Paróquia de Nossa Senhora da Esperança (Cidade da Esperança e Cidade Nova); Paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis (Ponta Negra/Natal); Coordenação Arquidiocesana de Pastoral; Pastoral Vocacional do Seminário de São Pedro e Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Natal. Atualmente, João Batista é o Articulador da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada do Regional Nordeste 2 da CNBB e faz o seu Estágio Pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Antiga Catedral, em Natal.  Foi ordenado Diácono da Santa Mãe Igreja no dia 20 de fevereiro de 2014, sob a Imposição das mãos e Oração Consecratória de Sua Excelência Reverendíssima Dom Jaime Vieira Rocha. Atualmente é secretário pessoal do Arcebispo Metropolitano de Natal.

Publicidade

O que tem a nos dizer?

...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *