PROJETO TEATRO NA ESCOLA NO COMBATE AO AEDES AEGIPTY EM MACAÍBA

Desde o início de janeiro, os atores e monitores do GRUPO FILHOS DA ARTE e alunos do projeto teatro na escola vêm realizando o projeto “caça ao mosquito”, com diversas apresentações teatrais, atuando no trabalho de conscientização para a prevenção da dengue nas comunidades rurais e urbanas da cidade. As ações são realizadas, principalmente, em escolas municipais e ou, PSF, entre outros locais públicos e privados. A intenção é sensibilizar o máximo possível as pessoas no combate às doenças causadas pelo, Aedes Aegipty, através do espetáculo teatral INFECTANTES SANGUINÁRIOS.

13153245_10207662503352631_1542587218_n

Foto: Cedida

“Esta ação de conscientização é importante e busca mostrar, através do teatro, uma mensagem de combate efetivo à dengue. Além do trabalho ativo na área de saúde e limpeza feito pela Prefeitura. Além disso, o projeto teatral é uma forma de incentivar a prevenção entre a população e a comunidade escolar, com trabalho contínuo na eliminação de possíveis criadouros nas casas”, salienta o diretor do grupo Xandy Silva.

A cada apresentação, os membros do projeto teatro na escola saem em mutirão pela comunidade, distribuindo panfletos com informes de combate à dengue. Nesse sentido, alinham suas apresentações com as ações que estão sendo feitas em parceria com a Secretarias de Saúde (SME) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

13183196_10207662490872319_1262666104_n

Foto: Cedida

De janeiro a maio, a estimativa dos organizadores é de que mais de 2.000 cidadãos assistiram aos espetáculos. “O diferencial é que a mensagem de combate à dengue é repassada de forma lúdica e divertida aos cidadãos, mas sempre respeitando a seriedade do problema. Trata-se de ações de natureza multiplicadora, uma vez que cabem aos espectadores repassar as informações para outras pessoas. Diante do a luta contra o Aedes Aegipty, também transmissor do Zika Vírus, ganham mais aliados na exterminação do vírus”, explica o diretor-artístico do Grupo Filhos da Arte.

BREVE HISTÓRICO DO GRUPO

O grupo Filhos da Arte de teatro surgiu no ano de 2005 idealizado pelo então diretor Alexandre Silva que, através do projeto teatro na escola, vem descobrindo talentos, valorizando e divulgando a cultura local através da arte teatral.

Filhos da Arte

Imagem: Divulgação

O grupo conta com um vasto leque de apresentações que variam entre boi de reis, pastoril, esquetes em datas comemorativas e personagens vivos, e aos poucos vem se destacando no cenário cultural Norte rio-grandense. O elenco é composto por alunos e pais de alunos do projeto teatro na escola, desenvolvido em escolas da rede publica de ensino.

O que tem a nos dizer?

...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *