NÍSIA FLORESTA BATE META DO IDEB NO 5º ANO, MAS FICA ABAIXO DO ESPERADO NO 9º

O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais divulgou nesta quinta-feira (8 de setembro) os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano de 2015.

A cidade de Nísia Floresta conseguiu bater a meta de 4,2 no 5º ano – também conhecido como 4ª série. Por outro lado, as escolas ficaram mais de um ponto percentual abaixo da meta estipulada para o 9º ano (8ª série), ficando com 2,7 (quando o esperado era 3,9).

2016-09-09_112557

Imagem: Reprodução/Portal Inep

O quadro é parecido quando se faz um apanhado das edições anteriores: o 5º ano tem alcançado a meta e melhorando a nota desde 2007. Já os números do 9º ano, além de não terem sido o esperado, também tiveram redução em relação a 2013.

Ainda hoje o blog Nísia Digital trará mais detalhes com dados sobre as escolas que compõem a rede pública de ensino da cidade.

IDEP

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep.  As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).

O que tem a nos dizer?

...