EM NÍSIA FLORESTA, VAGA PARA VEREADOR É DEFINIDA PELA IDADE

Muitas pessoas que acompanharam a apuração, através do blog Nísia Digital, ficaram sem entender um dos resultados das eleições 2016 na cidade de Nísia Floresta. No pleito para o cargo de vereador, uma das vagas foi definida pelo inusitado fator idade.

O professor Jorge Januário (DEM) – político experiente com vários mandatos e que já presidiu a Câmara Municipal – obteve 546 votos (3,29 %), exatamente a mesma votação do candidato Juscyê Correia (PSD) – músico e que já presidiu o Conselho Tutelar. Mas apenas Jorge foi eleito.

jorge-e-juscye-tiveram-a-mesm-votacao

Imagens: Reprodução/Facebook

O fator que decidiu a vaga para o professor Jorge foi sua idade: 67 anos. O artigo 110 do Código Eleitoral – de 15 de julho de 1965 – diz o seguinte: “Em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”. Por isso, Juscyê – de 29 anos – ficou sem a vaga. Vale salientar que ambos estavam na mesma coligação: DEM / PSD / PPS / PT do B / PSB.

A história foi a mesma na cidade de Cariús (CE), mas na disputa para prefeito, onde dois candidatos tiveram o mesmo número de votos: 5.811. Nizo (PMB) e Iran (PSDB) tiveram, cada um, 48,34% dos votos válidos. Iran levou pelo critério “idade”.

Da Redação
 Do Nísia Digital

O que tem a nos dizer?

...