SINAL ANALÓGICO SERÁ DESLIGADO DIA 30 DE MAIO EM 26 MUNICÍPIOS DO RN

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, concedeu entrevista coletiva à imprensa, nesta sexta-feira, 27, em Natal, para explicar sobre a implantação da TV Digital em 26 municípios da região metropolitana do estado. Cerca de 180 mil famílias já receberam os kits gratuitamente, mas cerca de 40 mil famílias ainda vão receber os conversores de sinal.

O presidente da Agência explicou que as pessoas vão receber orientações para fazer a instalação do conversor, no momento da retirada do kit e que não precisa esperar o dia 30 de maio, data do desligamento, para instalar o conversor. “A partir de 30 de maio todo o Nordeste terá desligado o sinal analógico”, avisou.

Quadros explicou que a TV de tubo precisa do conversor e da antena, assim como as TVs de tela plana fabricadas até 2010. Os televisores fabricados após essa data, não precisam de conversor. Ele disse, ainda, que a frequência que será liberada com o desligamento será utilizada pelas empresas de telefonia móvel e permitirá que a internet, principalmente 4G, tenha maior velocidade. Além disso, vai permitir que o sinal venha com qualidade em ambientes fechados, como garagem, interior de prédios.

Patrícia Abreu, assessora de comunicação da Seja Digital, explicou que a entidade atua como um braço operacional do programa. Na região metropolitana de Natal foram instalados 39 pontos de retirada de kits. E estão sendo realizados mutirões para que as pessoas possam retirar esses kits. As famílias que não tem direito a receber o kit gratuito podem comprar no comércio, o preço está entre R$ 80 a 100, explicou.

Ozita Varela da Silva, de 92 anos, recebeu o kit das mãos do presidente da Agência. Ela é aposentada, mora com o filho deficiente, de quem ela cuida. Disse que gosta muito de assistir as novelas e que soube do direito ao conversor pela televisão.

Da Tribuna do Norte

O que tem a nos dizer?

...