ONG OCEÂNICA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA CAMPANHA PRAIA LIMPA EM BÚZIOS

A campanha Praia Limpa é uma iniciativa da ONG Oceânica e faz parte das atividades da Fase 3 do Projeto Ponta de Pirangi, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Desta vez o evento de limpeza de praia ocorrerá no próximo domingo  (11 de novembro), das 8:30h às 11:30h na Praia de Búzios, ao lado da torre dos Guarda-vidas, em frente ao Parque Aquático Big Blue.

Esta será a segunda edição da campanha em 2018 e terá como: “Campanha Praia Limpa: Abertura da temporada de tartarugas”. Realizada no mês de junho, a primeira limpeza, recolheu 197kg de lixo da praia, que também é um berçário natural de tartarugas-de-pente e é monitorada pela equipe do Projeto Ponta de Pirangi e voluntários.

“Desde fevereiro monitoramos a desova das tartarugas em Búzios. Com isso percebemos a necessidade de discutir o crescente acumulo de lixo na praia e a circulação de veículos. Nosso objetivo é integrar a comunidade local na conservação da praia, e para isso trabalhamos em parceria com as associações comunitárias, Ongs e escolas ressaltando a necessidade de manter a praia limpa”, diz a presidente da Oceânica, Joane Batista.

O evento é aberto ao público e conta com a participação da Escola Municipal Alberto de Carvalho de Araújo/EMACA, ABUZADA, OASA, UFRN, barracas de praia e restaurantes locais, representantes do Conselho Gestor da APA Bonfim Guaraíras, da Prefeitura Municipal de Nísia Floresta (Secretarias do Meio Ambiente e Urbanismo, Turismo, Educação, Transporte e Serviços Urbanos), do estado do RN (IDEMA), além de voluntários da Oceânica.

A campanha ocorre no mês de novembro com diversas atividades como oficina de música com instrumentos feitos pelas crianças e adolescentes de Búzios, atividades nas escolas, distribuição de pôsteres sobre as tartarugas nos estabelecimentos comerciais e organizações locais, além de mutirão da Prefeitura de Nísia para recolhimento de metralha inadequadamente depositado na praia. A culminância das ações acontece no dia 11 de novembro que, além do mutirão de limpeza da praia de Búzios e pesagem do lixo recolhido, contará com apresentação cultural do Grupo Folia de Rua com a Banda de crianças e adolescentes da OASA.

Espaço Vip Nísia Floresta

O que tem a nos dizer?

...